A fundição do latão é feita dentro de um processo delicado, que exige alto conhecimento técnico e equipamentos e ferramentas adequados, isso porque é um trabalho que deve ser feito em altíssima temperatura, cerca de 900ºC. Nessa temperatura, o latão chega ao seu estado líquido e pode ser inserido em moldes com o formato desejado, com as medidas ajustadas conforme necessidade dos clientes.
Características da liga de latão para fundição
O latão é muito utilizado por empresas que lidam com fabricação e bijuterias por um motivo bem simples: é uma liga metálica com brilho acima da média, muito intenso e com beleza reconhecida quando passa pelo processo de polimento. Dessa maneira, para criação e finalização de bijuterias que precisam do fator beleza, o uso do latão faz todo o sentido.
Outra característica marcante do latão é a sua maleabilidade, ou seja, é uma liga “fácil” para se trabalhar porque apresenta uma composição mais flexível, não tão rígida, mas sem perder em resistência e durabilidade. É o grande diferencial do latão que possibilita a criação de formas e moldes adequados para quem trabalha na criação e bijuterias.
Interessante notar que o latão também apresenta características em sua superfície que garantem um acabamento mais bonito, refinado. Algo essencial quando pensamos na fabricação de joias e semijoias. Também é uma liga metálica com alto padrão de resistência à corrosão e, por esses fatores, a utilização do latão (além da fabricação de bijuterias) é muito comum em instrumentos musicais, moedas, objetos de decoração e muitos outros produtos. Confira onde o latão também está presente:
Arames;
Armamentos;
Instrumentos médicos e odontológicos;
Núcleos de radiadores de veículos;
Parafusos;
Rodas para carro;
Tachos e panelas;
Torneiras;
Válvulas.
EMPRESA ESPECIALIZADA EM LIGA DE LATÃO PARA FUNDIÇÃO DE ALTA QUALIDADE
Quer adquirir liga de latão para fundição de alta qualidade? Conte com a FBM!
A FBM - Fundição Brasileira de Metais é uma empresa brasileira dedicada a oferecer soluções em metais não-ferrosos: sucatas e lingotes nas mais variadas ligas. Sua trajetória teve início em 1976, com a Açomete que foi criada a partir de uma parceria entre empresários já estabelecidos e com muita experiência no ramo de metais.
Dentro da filosofia de busca pela qualidade e foco no cliente como diferencial competitivo, a Açomete tinha como principal atividade atuar no ramo de reciclagem de metais, em especial na compra e venda de sucatas de metais não ferrosos.
Seguindo sua missão de oferecer soluções em matérias-primas de metais não-ferrosos a Açomete criou em 1986 a FBM - Fundição Brasileira de Metais, com a finalidade de oferecer a seus clientes além das sucatas de metais não ferrosos, lingotes nas mais variadas ligas. Atualmente a Açomete foi incorporada pela FBM que permanece com todos os negócios, valores e ideais da antiga empresa. Com sua estrutura forte e ágil, está sempre pronta a atender e satisfazer clientes e fornecedores.