Saiba mais sobre o silício, seus principais aspectos, vantagens e propriedades com a FBM!
O silício é um elemento abundante na crosta terrestre, encontrado em rochas, solos, areias, plantas, fontes de águas naturais, entre outros locais.
Além disso, o material serve para fabricação de ligas metálicas, resinas e, especialmente, componentes eletrônicos.
A utilização do silício em equipamentos ligados à tecnologia é tão ampla que, o maior polo de inovação do mundo, localizado na Califórnia, nos Estados Unidos, foi batizado em homenagem ao material: Vale do Silício.
A seguir, vamos falar mais a respeito de para que serve silício, principalmente na indústria de eletrônicos, bem como onde comprar lingote silício.
Se interessou pelo assunto? Continue a leitura!
As aplicações do silício na indústria eletrônica
O silício é considerado um material semicondutor, isto é, não possui baixa resistência para facilitar a passagem de elétrons, nem mesmo é resistente a ponto de impedir o curso das correntes elétricas.
Essa propriedade, somada ao fato de ser uma matéria-prima facilmente encontrada na terra, tornam o silício protagonista na fabricação de dispositivos microeletrônicos, que integram praticamente todos os equipamentos eletrônicos na atualidade, desde computadores a celulares.
Além disso, o silício consegue transformar energia mecânica em elétrica. Por isso, o lingote de silício é muito aproveitado para construção de painéis fotovoltaicos (convertem energia solar em corrente elétrica).
Outras aplicações, além do universo da tecnologia
Apesar de estar relacionado ao universo eletrônico, por desempenhar a função de coração do sistema em inúmeros dispositivos, as aplicações desse minério não são limitadas ao mundo da tecnologia.
Trata-se de um material útil para diversas indústrias, entre as quais:
- construção civil (presente em materiais como cimento, cerâmica e vidro);
- fabricação de ligas metálicas, especialmente alumínio;
- composição de silicone;
- lubrificantes;
- embalagens de medicamentos;
- e muito mais.
A importância da reciclagem do lingote de silício
Apesar de ser um material facilmente encontrado na natureza, a reciclagem desse minério é fundamental para saúde dos seres humanos e para preservação do meio ambiente.
Isso porque, o descarte incorreto dos produtos feitos com silício, aumenta o risco de contaminação do ar. Ao ser inalada, a substância causa inúmeras doenças, entre as quais: pneumonia, silicose e até mesmo câncer no pulmão.
A extração do silício em dunas, por exemplo, também promove a dissipação de partículas da substância na atmosfera.
Além disso, esse tipo de trabalho altera a fauna e flora local, promovendo prejuízos à natureza e ao turismo da região.
FBM: referência na comercialização de silício
O melhor lugar onde comprar diversas ligas em metal, é em um fornecedor que se preocupa com o meio ambiente e oferece soluções de elevada qualidade, com melhor custo-benefício.
Estamos falando da Fundição Brasileira de Metais (FBM), empresa que está há décadas no mercado, trabalhando com a reciclagem de metais não ferrosos e a comercialização de lingotes variados.
Acesse o nosso site e encontre o que há de mais completo para atender às necessidades da sua indústria!
Gostou deste conteúdo? Para conhecer mais a respeito das características e aplicações das principais ligas de metais não ferrosos, continue acompanhando o blog FBM.